terça-feira, 11 de dezembro de 2007

Permeando na Escola - INTRODUÇÃO

Nosso Projeto


Considerando a escola como um dos ambientes mais imediatos dos alunos, a compreensão das questões ambientais e as atitudes em relação a elas se darão a partir do próprio conteúdo cotidiano da vida escolar do aluno. O convívio escolar será o fator determinante para o aprendizado de valores e atitudes.
Esse projeto visa preencher uma lacuna, onde a inserção das atividades práticas de Educação Ambiental se torna necessária, permitindo a participação efetiva do aluno na busca de soluções inovadoras para a resolução dos impactos causados no meio ambiente.

O desenvolvimento sustentável visa o bem-estar das pessoas, não se preocupando exclusivamente com a produção. Estimula o uso da criatividade para a realização de seus trabalhos e para melhoria da sua capacidade de resolver problemas.

A Permacultura é uma metodologia que nos ensina a projetar ambientes sustentáveis. Utilizando-se de técnicas interdisciplinares nos ensina a planejar, implantar e dar manutenção em ecossistemas produtivos de modo que eles tenham a diversidade, a estabilidade e a resistência dos ecossistemas naturais.

O caráter muito informativo da educação ambiental faz - por vezes - com que o aluno não se sinta motivado a participar ativamente em defesa do meio-ambiente. A Permacultura, então, vêm de encontro com essa informação, oferecendo o exercício cotidiano desses conceitos a baixo-custo e despertando o potencial criativo individual.

"Permanent Agriculture" em inglês - nasceu na cabeça de Bill Mollison, ex-professor universitário australiano, na década de 1970. Refugiado das loucuras da sociedade de consumo, Mollison percebeu que nem os cantos remotos do interior australiano onde morava seria poupado do colapso planetário iminente - a flora e a fauna estavam diminuindo sensivelmente. "Resolvi", falou Mollison na sua passagem pelo Brasil em junho de 1992, "que, se voltasse para o mundo, voltaria com uma coisa muito positiva".

O planejamento em Permacultura é desenvolvido através da cuidadosa observação dos padrões naturais e das características de cada lugar em particular, o que permite uma gradual implementação de métodos ótimos para integrar instalações humanas com os sistemas naturais de produção de energia.

A Permacultura promove o aproveitamento de todos os recursos (energias) utilizando a maior quantidade possível de funções em cada uma dos elementos de uma dada paisagem, com seus múltiplos usos no tempo e no espaço. O excesso ou descarte produzido por plantas, animais e atividades humanas são criteriosamente utilizados para beneficiarem outros elementos do sistema.

Os fundamentos éticos da Permacultura repousam sobre o cuidar do Planeta Terra, fortalecendo sua capacidade de manutenção de todas as formas de vida, atuais e futuras. Isto inclui a possibilidade humana de acesso a recursos e provisões sem desperdícios ou acúmulos além de suas necessidades. Observando a regra geral da natureza na qual espécies cooperativas e associação de espécies produzem comunidades saudáveis, os participantes da Permacultura reforçam a cooperação e valorizam a contribuição única de cada pessoa na comunidade.

Hoje a permacultura conta com mais de 10.000 praticantes em todos os continentes e mais de 220 professores trabalhando em tempo integral. A permacultura chegou no Brasil através do primeiro curso dado por Bill Mollison, em Porto Alegre.

A proposta na educação reflete valores e atitudes que reconstitui categorias emergenciais para que possamos desenvolver uma cultura apta a se adaptar e sobreviver às condições dos ecossistemas, com auto-suficiência ecológica.

Com uma ampla abrangência de aprendizagem, não é só mais um projeto de “horta escolar”, mas sim um caminho criativo para a elaboração de estudos e planejamento ecológico, com uma abordagem conceitual holística e métodos oriundos da permacultura para que se estabeleçam acordos de convivência coletivos e novos contratos de cidadania na comunidade escolar e local, como uma forma de compartilharmos responsabilidades sociais juntos para um adequado e melhor desenvolvimento humano e ambiental.


Equipe Permeando na Escola

Nenhum comentário: