terça-feira, 11 de dezembro de 2007

PRINCÍPIOS ÉTICOS DA PERMACULTURA

PRINCÍPIOS ÉTICOS DA PERMACULTURA

Cuidar da Terra

Significa cuidar de todas as coisas, vivas e não vivas: solos, espécies e suas variedades, atmosfera, florestas, microhabitats, animais e águas. Isto implica na realização de atividades inofensivas e reabilitadoras, conservação ativa e uso ético e moderado de seus recursos. Todas as ações que forem tomadas devem ser de tal maneira que os ecossistemas permaneçam substancialmente intactos e capazes de funcionar saudavelmente.

Gaia, a Terra, é um sistema complexo, interdependente e em processo de evolução. Gaia está fora de nosso entendimento completo. Nossa única alternativa é tratá-la com respeito e admiração.

Cuidar das pessoas

Estimula a ajuda mútua entre as pessoas e a comunidade. As necessidades básicas de alimento, abrigo, educação, trabalho satisfatório, contato humano e convivência são levados em conta. O cuidado com as pessoas é importante, já que apesar de ser uma pequena parte dos sistemas totais de vida. Para prover nossas necessidades básicas não necessitamos executar práticas destrutivas em grande escala contra a terra.

Distribuição eqüitativa dos recursos

Precisamos dispor de tempo, dinheiro e energia excedentes para alcançarmos os objetivos necessários aos cuidados com as pessoas e com a terra. Depois de haver cuidado de nossas necessidades básicas e planejado nossos sistemas, buscando usar o melhor de nossas habilidades, podemos estender nossas influências e energias para ajudar outras pessoas a entenderem este enfoque.

Para considerar a distribuição eqüitativa dos recursos urge um limite nas necessidades, na população e no consumo, que terão de atender dois conceitos importantes, a Capacidade de Carga e o Caminho Ecológico.



Nenhum comentário: