terça-feira, 11 de dezembro de 2007

Desenvolvimento sustentável

Desenvolvimento sustentável

O conceito de desenvolvimento sustentável ganhou múltiplas dimensões na medida em que os estudiosos passaram a incorporar outros aspectos das relações e dos indivíduos com a natureza.

  • Sustentabilidade ecológica: refere-se à base do processo de crescimento e tem como objetivo a manutenção de estoques de capital natural incorporado às atividades produtivas.
  • Sustentabilidade ambiental: refere-se à manutenção da capacidade de sustentação dos ecossistemas, o que implica a capacidade de absorção e recomposição dos ecossistemas em face das interferências antrópicas.
  • Sustentabilidade social: tem como referencia o desenvolvimento e como objeto a melhoria da qualidade de vida da população. Em países com desigualdades, implica a adoção de políticas distributivas e/ou redistributivas e a universalização do atendimento na área social, principalmente na saúde, educação, habitação e eqüidade social.
  • Sustentabilidade política: refere-se ao processo de construção da cidadania, em seus vários ângulos e visa garantir a plena incorporação dos indivíduos ao processo de desenvolvimento.
  • Sustentabilidade econômica: implica uma gestão eficiente dos recursos em geral e caracteriza-se pela regularidade de fluxos de investimento público e privado - o que quer dizer que a eficiência pode e precisa ser avaliada por processos macro-sociais.
  • Sustentabilidade demográfica: revela os limites da capacidade de suporte de determinado território e de sua base de recursos, implica cotejar os cenários ou tendências de crescimento econômico com as taxas demográficas, sua composição etária e contingente de população economicamente ativa.
  • Sustentabilidade cultural: relaciona-se com a capacidade de manter a diversidade de culturas, valores e práticas no planeta, no país e/ou numa região, que compõem ao longo do tempo a identidade dos povos.
  • Sustentabilidade institucional: trata de criar e fortalecer engenharias institucionais e/ou instituições que considerem critérios de sustentabilidade.
  • Sustentabilidade espacial: norteada pela busca de maior eqüidade nas relações inter-regionais.

O conceito de desenvolvimento sustentável vem sendo construído no processo de discussão e prática de uma política geral para a humanidade. Ë importante ressaltar que esse conceito se identifica com pelo menos quatro dimensões:

  • Uma dimensão ética, onde se destaca o reconhecimento de que no almejado equilíbrio ecológico está em jogo mais que um padrão duradouro de organização da sociedade - está em jogo a vida dos demais seres e da própria espécie humana (gerações futuras);
  • Uma dimensão temporal, que rompe com alógica do curto prazo e estabelece o princípio da precaução (adotado em várias convenções internacionais de que o Brasil é signatário e que têm internamente, com ratificação pelo Congresso, força de lei), bem como a necessidade do planejar a longo prazo;
  • Uma dimensão social, que expressa o consenso de que só uma sociedade sustentável - menos desigual e com pluralismo político - pode produzir o desenvolvimento sustentável;
  • Uma dimensão prática, que reconhece como necessária a mudança de hábitos de consumo e de comportamentos.

Para concretizar tudo isso, é preciso romper o círculo vicioso da produção, que prejudica o meio ambiente e exclui dos beneficiários grande parte da sociedade. É preciso, também, promover um círculo virtuoso, em que a produção obedeça a critérios de conservação ambiental duradoura e aperfeiçoamento progressivo nos padrões de repartição de benefícios.

Nenhum comentário: