terça-feira, 11 de dezembro de 2007

Do Sistema Ecológico para o Sistema Educacional

Do Sistema Ecológico para o Sistema Educacional

Princípios de ação da Permacultura

Ao planejar um habitat humano, sua casa, escola, prédio, bairro, cidade, uma horta, jardim, floresta, ou qualquer outra ação de intervenção humana deverão ter-se em conta alguns princípios que regem a estabilidade e sustentabilidade do projeto.

POSIÇÃO RELATIVA

Cada elemento é posicionado relativamente a outro(s) de forma a criar uma relação SINÉRGICA em que cada um beneficia de alguma maneira do outro. Por exemplo, uma composteira pode estar posicionada o mais próximo da cozinha da escola para facilitar o transporte e manuseio, que pode estar próxima à horta, junto ao pequeno viveiro.

CADA ELEMENTO TEM VÁRIAS FUNÇÕES

Uma composteira além de produção de “bônus” adubo natural para horta, pode-se aproveitar para semear mudas, servir para iniciar uma moeda social na comunidade escolar, etc.

CADA FUNÇÃO IMPORTANTE É SUSTENTADA POR VÁRIOS ELEMENTOS

A composteira será sustentada pelo lixo orgânico de vários locais da escola, cozinha, restos de frutas, da faxina o pó, das salas, papéis e pontas de lápis, do pátio o resto da poda de árvores e gramas, etc.

PLANEJAMENTO EFICIENTE DOS RECURSOS ENERGÉTICOS DO LOCAL (ANÁLISE E DISTRIBUIÇÃO POR SECTORES E ZONAS)

Um curso natural de água (setor) localizado no terreno acima da escola (ou capitação da água da chuva através do telhado) deverá ser aproveitado para canalizar água para a rega das hortas mais abaixo.

PROMOVER A RECICLAGEM ENERGÉTICA NO LOCAL

Todos os resíduos deverão ser reciclados pelo sistema local transformando-os num recurso energético para outra aplicação.

PROMOVER A SUCESSÃO NATURAL DAS PLANTAS A FIM DE CRIAR SOLOS E HABITAS FAVORÁVEIS

Por exemplo: Eco-alfabetização: Uma Abordagem de Sistemas à Educação.

Guardar e re-usar as sementes da colheita do ano anterior e assim por diante. Estas sementes adquirem ao longo dos anos propriedades de desenvolvimento e resistência adaptadas às diversas características do solo e clima.

PROMOVER A BIO DIVERSIDADE ATRAVÉS DA POLI CULTURA COM ÊNFASE PARA ESPÉCIES BENÉFICAS

As culturas sinérgicas entre diferentes plantas originam ecossistemas cujas espécies beneficiam mutuamente das características das vizinhas. Estes benefícios passam por diferentes tipos de raízes, sombra, fixação de azoto, proteção do vento, redução de pragas, entre outros.

PRATICAR O EFEITO DE BORDA E PADRÕES NATURAIS

A natureza mostra-nos em tudo o que nos rodeia os seus padrões através de formas circulares, espiraladas, ondulações, bifurcações, deltas, entre muitos outros. Por, exemplo uma horta plantada em linhas onduladas comporta mais plantas do que semeadas em linha reta. Conforme o princípio de curvatura do espaço.

(Fonte: www.permacoletivo.wordpress.com)

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