terça-feira, 11 de dezembro de 2007

PERMACULTURA NA ESCOLA

PERMACULTURA NA ESCOLA

A possibilidade de que programas educativos possam contribuir tanto do ponto de vista da aquisição de conhecimentos a respeito do meio, como também no tratamento de questões relacionadas às alterações provocadas na natureza pela sociedade, tem sido a muito, considerada por diferentes grupos sociais. O processo ensino-aprendizagem deve incidir na interação entre professor e aluno, aluno e aluno e destes com o mundo.

A escola deve sensibilizar o aluno a buscar valores que conduzam a uma convivência harmoniosa com o ambiente e as demais espécies que habitam o planeta, auxiliando-o a analisar criticamente os princípios que tem levado à destruição inconseqüente dos recursos naturais e de várias espécies. Tendo a clareza que a natureza não é fonte inesgotável de recursos, suas reservas são finitas e devem ser utilizadas de maneira racional, evitando o desperdício e considerando a reciclagem como processo vital.

A prática da Permacultura em uma escola deve ter dois objetivos distintos, porém intimamente ligados e complementares: reconhecer a escola como uma unidade impactante, trabalhar sua rotina no sentido de reduzir tais impactos, e de, ao perceber a escola como mantedora e reprodutora de uma cultura que é predatória ao ambiente, buscar mudanças em seu currículo e metodologia que possam não só diminuir tal influência, mas talvez invertê-la por uma que traga conseqüências benéficas ao mesmo.

A permacultura envolve o aprendiz no propósito e valor da ação educativa. O aluno torna-se um participante ativo, co-responsável pelos resultados obtidos no processo de ensino-aprendizagem. “A permacultura estimula o indivíduo a ser engenhoso e autoconfiante, tornando-se parte da solução dos muitos problemas que enfrentamos, tanto em nível mental, local como global. Ela cobre uma ampla faixa de atividades, indo da produção de nosso alimento ao desenho de nossas áreas residenciais e administração dos recursos naturais, passando pelas atividades diárias nas quais investimos nosso tempo, habilidades e dinheiro” (Jornal Internacional de Permacultura, nº54).

A implantação do projeto de Permacultura na escola acontecerá através de uma abordagem ecopedagógica interdisciplinar, com ciclos de oficinas práticas e teóricas de capacitação e formação ambiental, envolvendo diretamente professores, funcionários e alunos monitores e indiretamente toda a comunidade escolar.

Permeando na Escola

Um comentário:

Anônimo disse...

Obrigada, obrigada, obrigada. Tenho um enorme interesse em Permacultura e tento aplicá-la em minha escola. Este blog veio a calhar. Muitíssimo obrigada. Um abraço.